Se setembro não tem cor, por que outubro é rosa, perguntou o filho ao sentar à mesa para colorir um desenho alusivo à campanha como dever de casa. Pintaram o outubro de rosa para lembrar as mulheres de cuidar da saúde, respondeu o pai. Pela expressão, a criança parece ter ficado satisfeita com a resposta. O pai também. Mês que vem, usará a mesma estratégia para explicar o azul.
Desde 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes cor de rosa, outubro tem cor no Brasil. É rosa para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente do câncer de colo de útero. Sobre a importância da detecção precoce de câncer, posso depor, fui visitado duas vezes pela doença. Ambas detectadas em tempo de serem resolvidas apenas com intervenção cirúrgica. Mais um pouco, estaria seriamente encrencado, como encrencado ficou David Coimbra, cuja morte lembro com pesar até hoje. A primeira vez escapei por sorte, intervenção divina ou por outro motivo sobrenatural qualquer sobre o qual não tenho explicação. Na segunda, a vigilância foi decisiva. Ainda lembro da sala de espera da tomografia do Hospital Moinhos de Vento naquelas madrugadas frias. Meus companheiros de espera eram quase todos carequinhas. Lá estávamos nós, dividindo os corredores vazios, silenciosos e escuros com esperança de novas boas notícias. Sempre respeitei e admirei o sorriso deles…
Outubro é rosa para salvar vidas, para lembrar as esquecidas de que nada é tão importante que não possa ser perdido quando o assunto é vida, para lembrá-las do que nos ensinam desde pequenos, para encorajar as que têm receio e informar as desinformadas. Ainda que muito mais comprometidas com a saúde do que nós homens, precisamos garantir que nenhuma fique para trás.
Quando o próximo mês chegar e o filho perguntar porque novembro é azul, o pai terá resposta pronta. Seguirá a mesma linha adotada para explicar a cor rosa do mês de outubro, embora outra resposta mais curta seja possível: novembro é azul porque outubro é rosa.
Obrigada pela lembrança!
Boa!
Valeu leitores!
Que lindo o teu texto. Tantas pessoas nos deixam tomadas por essa doença terrível. Recentemente, nossa querida colega Elma. Obrigada pelas tuas escritas!
Sim, terrível! Obrigado a você, Janete.